A Porto Alegre de Érico

Nova fase cultural, instalada neste final de outubro de 2023,  reafirma a consolidação deste ponto de referência na entrada da cidade e destaca “A Porto Alegre de Erico”.

Esta fase cultural do Novo Muro da Mauá tem como destaque a literatura com ênfase na obra de Erico Verissimo (1905 – 1975).  O tema deste momento será “A Porto Alegre de Erico”, que ganha imagens e textos, mostrando histórias e paisagens que seguem presentes na vida das pessoas que leram a vasta obra de Veríssimo. “A Porto Alegre de Erico” integra a quinta fase do Muro, que já exibiu outras esferas culturais bastante diversificadas. 

“Agora, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos nos mostra a Porto Alegre que ele enxergava e colocava em suas obras”, ressalta Rafaella Ferreira, diretora do núcleo cultural.

Para completar, a nova fase começa justamente no período de um dos destaques do calendário anual da cidade: a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 27 de outubro a 15 de novembro.  No Novo Muro da Mauá, que é um projeto "vivo" e faz parte do cenário cotidiano da cidade, estarão trechos que retratam o Centro, o pôr do sol do Guaíba, o bairro Petrópolis (onde Erico Verissimo morou) e a Cidade Baixa. “A Porto Alegre de Erico” conta com fotos de Leonid Streliaev, em grandes painéis de arte. Cada tela tem uma ou mais fotos com um trecho de um livro de Erico Verissimo que faz referência à imagem. Tudo com design de Rafael Braga.

“Erico foi um escritor que falou muito sobre Porto Alegre na sua obra. Uma vez, eu e o Josué Guimarães (in memoriam) fizemos uma pesquisa sobre citações da cidade nos diversos livros do autor. Esse trabalho resultou no livro “A Porto Alegre de Érico”. Ele foi um autor de cenários reais e de personagens imaginários”, destaca Streliaev, lembrando que essa nova fase coincide com a Feira do Livro. “Nada mais importante do que homenagear Erico Verissimo.” A quinta fase fica no Muro por cerca de quatro meses. 

Você precisa conferir pessoalmente mais essa obra cultural gigante do nosso Muro da Mauá. Essa é de tocar a alma! 

Porto Alegre merece, e os porto-alegrenses também.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.