Arquitetura

O Mural ARQUITETURA foi concebido em homenagem a alguns prédios icônicos da cidade de Porto Alegre, importantes edificações que representam o mosaico arquitetônico da capital.
Fundação Iberê Camargo: Criada em 1995, a Fundação Iberê Camargo é uma entidade cultural que tem como objetivos a preservação, a investigação e a divulgação da obra do pintor gaúcho Iberê Camargo, e difusão da sua arte no Brasil e no mundo. O espaço é um dos projetos mais importantes do arquiteto português Álvaro Siza, quem assina a arquitetura do Museu.
Conheça o site da entidade e saiba mais: http://iberecamargo.org.br

Centro Administrativo Fernando Ferrari – CAFF: No formato que lembra uma pirâmide, o Centro Administrativo Fernando Ferrari fica localizado no bairro Praia de Belas da capital do Rio Grande do Sul. No edifício, que teve sua construção iniciada em 1976, e sua inauguração em 10 de março de 1987, funcionam diversas Secretarias e outros órgãos da administração pública estadual. Seu nome é uma homenagem ao economista e político Fernando Ferrari , que notabilizou-se como principal defensor da Nova Ordem Econômica e Social do Rio Grande do Sul. Ele se tratava de uma das principais referências do movimento “Mãos Limpas”, forte oposição ao exagero burocrático e a toda e qualquer espécie de corrupção na gestão pública. A obra da área de 128 mil metros quadrados foi executada pela Companhia Estadual de Desenvolvimento Regional e Obras (Cedro) e a empresa Knorr Construções Ltda., juntamente com os arquitetos Charles René Hugaud, Ivanio Fontoura, Leopoldo Costanzo e Luis Carlos Macchi.
Saiba mais no site: https://caff.rs.gov.br/historia/

Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS: Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do RS (SEDAC), o MARGS, criado em 1954, é o principal museu de arte do Estado do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do país. Em 1978 o museu instalou-se definitivamente na atual sede, na Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre. O imponente prédio de quase 5.000 metros quadrados, construído entre 1913 e 1916 para abrigar a Delegacia Fiscal, foi encomendado à firma do engenheiro Rudolph Arhons, com projeto do arquiteto alemão Theo Wiederspahn. Os ornamentos foram executados pela oficina de escultura de João Vicente Friedrichs, tendo como ornamentistas Victorio Livi e Franz Radermacker. Alfred Adloff foi o responsável pelas esculturas.
Conheça mais no site: https://www.margs.rs.gov.br/

Usina do Gasômetro: Inaugurada em novembro 1928, na então chamada Praia do Arsenal, a Usina produzia energia de carvão vegetal, sendo palco da industrialização ainda incipiente no Brasil. Com projeto vindo da Inglaterra, foi uma das primeiras edificações em concreto armado do Estado. De fundação formada por imensos maciços de concreto assentados sobre rocha granítica, fechamento em alvenaria de tijolos e aberturas definidas por grandes esquadrias de caixilharia de aço, foi desativada em 1974 e tombada em 1983, se tornando o Centro Cultural Usina do Gasômetro, complexo de atividades populares múltiplas que constitui um importante equipamento cultural para a cidade.
Conheça mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_do_Gas%C3%B4metro

Prefeitura Municipal de Porto Alegre: Idealizada ainda no século XVIII, sua pedra fundamental foi lançada em abril de 1898, com sua construção iniciada naquele mesmo ano. O prédio foi concluído em abril de 1901, sendo ocupado no mês seguinte pelo Conselho Municipal, Secretaria, Contabilidade, Tesouraria e Arrecadação, além do Arquivo, da Inspetoria de Veículos, da Assistência Pública e do primeiro Posto Policial, com sua respectiva cadeia. A edificação, cujo partido geral da planta, em forma de H, deixou profundas influências na arquitetura oficial do período, reflete o gosto pela monumentalidade vigente na época, e segue um estilo eclético derivado de padrões neoclássicos, e influenciado por diretrizes Positivistas, como se percebe pela estatuária alegórica na fachada. Tombado pelo município em 1979, passou por uma reforma total em 2003, adaptando-se diversos espaços internos para exposições de arte e para guarda do Acervo Artístico da Prefeitura de Porto Alegre.
Conheça mais pelo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%A7o_Municipal_de_Porto_Alegre ou pelo site da https://prefeitura.poa.br/

Mercado Público de Porto Alegre: Inaugurado em 1869, a edificação do mercado sofreu no tempo adequações, pavimentações, redimensionamentos de estrutura e manutenções por conta das enchentes e incêndios que o abateram no decorrer de sua história. Inaugurado em 1969 no formato que conhecemos, o local constitui um centro de abastecimento com 106 estabelecimentos que oferecem um mix diferenciado de produtos e atividades no coração da cidade de Porto Alegre. O prédio, em estilo eclético e com forte influência neoclássica, foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre em dezembro de 1979.
Conheça mais no: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_P%C3%BAblico_de_Porto_Alegre e https://www.mercadopublico.com.br/

Palácio da Justiça: O Palácio da Justiça é uma edificação da cidade de Porto Alegre, construída na Praça da Matriz, entre 1953 e 1968, com projeto de Luís Fernando Corona e Carlos Maximiliano Fayet. O prédio é uma das mais importantes obras da arquitetura moderna brasileira realizada no estado.
Veja algumas imagens no site: https://estado.rs.gov.br/palacio-da-justica

Palácio Piratini: Atual sede do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul, está localizado na Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, no centro histórico de Porto Alegre. O Palácio Piratini já foi sede de governo de trinta e oito governadores. Apesar de sua pedra fundamental ter sido lançada em 1896, os trabalhos foram lentos no decorrer dos anos e apenas em 1921 o prédio foi ocupado, sendo dado como efetivamente concluído apenas em 1970, entre edificação e jardins.
Conheça mais de sua história no site: https://www.palaciopiratini.rs.gov.br/inicial
 
Igreja Nossa Senhora das Dores: A igreja católica, localizada na cidade de Porto Alegre, à Rua dos Andradas, 587, é a mais antiga igreja da cidade ainda de pé. Com sua pedra fundamental lançada em 1807, a edificação já sofreu no tempo modificações na sua fachada e estrutura, caracterizando-se hoje pelo estilo eclético, apesar do seu interior ser ricamente decorado com talha dourada em estilo Barroco tardio, com elementos neoclássicos, além de possuir um importante grupo de estátuas Barrocas de Cristo em tamanho natural, representando o ciclo da Paixão. Uma obra magnífica que compõe o Centro Histórico de Porto Alegre.
Conheça mais de sua história pelo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Nossa_Senhora_das_Dores_(Porto_Alegre)

Casa de Cultura Mário Quintana: Originalmente Hotel Majestic, que viveu seu auge nas décadas de 1930, 1940 e 1950, A Casa de Cultura Mário Quintana é um prédio histórico brasileiro e um centro cultural da cidade de Porto Alegre, um dos maiores e melhor aparelhados do Brasil. Foi nomeada “Mário Quintana” em homenagem a um dos maiores poetas brasileiros, nascido na cidade gaúcha de Alegrete, mas que adotou Porto Alegre como sua cidade de coração. O escritor viveu no hotel entre 1968 e 1980, no apartamento 217. Uma bela história e um lugar para se visitar.
Conheça mais pelo site http://www.ccmq.com.br/

Catedral Metropolitana: Com a sua história intimamente relacionada a história de Porto Alegre, quando a cidade ainda era porto de Viamão e os colonos açorianos começavam a chegar, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre teve sua última edificação, essa que conhecemos hoje, construída entre 1921 e 1929, sendo dada como concluída apenas em 1986. Na fachada se destacam os mosaicos do frontispício, executados pela Academia de Mosaicos do Vaticano, representando a história da Igreja no Estado.
Conheça mais pelo site da paróquia: https://www.catedralpoa.com.br/

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.