Empresa começa a montar jardim vertical no Muro da Mauá; local também terá cascata de água e interatividade (ZH)

Empresa começa a montar jardim vertical no Muro da Mauá; local também terá cascata de água e interatividade (ZH)


Foi iniciado na última semana o trabalho de revitalização do Muro da Mauá, no centro histórico de Porto Alegre. Próximo à Orla do Gasômetro, um trecho de 750 metros de largura, entre a secretaria Estadual da Fazenda e proximidades da Usina, receberá uma obra para melhorias. O projeto da prefeitura, ao ceder o espaço a empresas privadas, é tornar o local mais atrativo para as pessoas que passam pelo local, sejam moradores ou turistas. No projeto, estão previstos a criação de uma cascata de água, jardim vertical, espaços para interatividade com QR codes e painéis que mostram personalidades, escritores e músicos gaúchos. Os QR codes direcionarão os usuários a páginas que informam sobre as personalidades retratadas nas sessões do muro.

A previsão de inauguração da reforma é em 6 de novembro. O serviço é feito pelo consórcio formado pelas empresas Sinergy e HMidia, que venceram o edital público da prefeitura para a adoção do espaço do Muro da Mauá.

Primeiramente, o muro foi dividido, por traços, em módulos ou sessões. Agora, a equipe começa o plantio do muro verde, que será composto por centenas de podocarpus espalhados por 240 metros da estrutura. A previsão é que essa etapa seja concluída até o final da próxima semana.

Além disso, o espaço Muro da Mauá contará também  com um painel e cascata de água em um ponto próximo a secretaria Estadual da Fazenda, destacando o aniversário de  250 anos do município de Porto Alegre.

Demais painéis serão decorados com imagens de poetas, músicos, escritores, artistas, entre outras personalidades importantes para a cidade de Porto Alegre. As histórias de cada uma das personalidades poderá ser acessada por um QR code legível por celulares e outros dispositivos como tablets. Demais pontos serão reservados a empresas que poderão divulgar ao público sua relação com o município. As paradas de ônibus ao longo do trecho também passarão por um processo de revitalização. O consórcio afirma que o espaço contará com manutenção frequente e câmeras de monitoramento 24 horas, para garantir a segurança do local.

A escolha por esse consórcio em específico foi divulgada pela prefeitura municipal em junho de 2021, após um edital público que reuniu três empresas diferentes interessadas no projeto. No lançamento, realizado em novembro, o foco será o Natal. O muro será repaginado a cada três meses, sempre com algum assunto cultural diferente. O contrato de adoção do espaço é de 2 anos pelo consórcio Sinergy e HMidia.

De acordo com o diretor da empresa HSQ Mídia, que faz parte da HMidia, Alexandre Quintian, a mudança irá trazer tanto mais beleza quanto segurança para a área do Muro da Mauá:

— Será um projeto inédito, que vai valorizar muito esse espaço. Ele vai vir para se somar à Orla do Guaíba, que foi renovado, com o projeto da prefeitura de revitalizar do Centro Histórico e o projeto Embarcadero. Com certeza trará mais segurança, cultura e beleza para a cidade.

Segundo a secretária de Parcerias da Capital, Ana Pellini, o projeto chamou atenção especial da prefeitura por propor um espaço iluminado, interativo, com tecnologia e que ressalta traços importantes de Porto Alegre:

— O projeto teve um fator muito impactante que foi de valorizar a cultura, com artistas locais, em um espaço muito iluminado, moderno. O que esperamos é que esse local sirva de atração para as pessoas, que elas parem para admirar, fazer fotos, interagir. Que ele sirva para a gente aumentar a autoestima de Porto Alegre e das nossas pessoas — destaca a secretária Ana Pellini.

Conforme a prefeitura, a revitalização foi a alternativa encontrada para o espaço enquanto não há decisão definitiva sobre a derrubada ou não do muro da Mauá.

Em contrapartida pelo processo de renovação e revitalização, o consórcio Sinergy/HMidia poderá utilizar, para marketing e identificação da marca, 15% da área dos 750 metros do muro da Mauá, o que corresponde a 112,50 metros de extensão.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.